Prof. João Luiz Martins
Tópicos:
– Compreender , identificar e reconhecer os princípios, a filosofia e os conceitos da abordagem Reggio Emília
– A origem pedagógica desenvolvida por Loris Malaguzzi
– Como relacionar elementos, propostas e estratégias de Reggio Emília à luz da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade
– Um olhar educador do trabalho com crianças
Síntese:
Compreender, identificar e reconhecer os princípios, a filosofia e os conceitos da abordagem Reggio Emilia bem como a origem pedagógica desenvolvida por Loris Malaguzzi e relacionar elementos, propostas e estratégias com as diferentes áreas do conhecimento. Um olhar educador do trabalho com crianças e adolescentes “in loco”.
Conteúdo:
História e memória: Cine debate
O que há de tão especial em Reggio Emilia?
A pedagogia da Escuta – A escuta sensível
Investigação e Aprendizagem nos projetos em Reggio Emilia
Estudo, elaboração e workshop de diferentes projetos realizados nas Escolas de Reggio Emilia.
Documentação, investigação e avaliação: como se relacionam?
Oficinas e análise coletiva.
A abordagem educacional de Reggio Emilia destaca-se, em primeiro lugar, por ser inovadora desde sua origem, quando, no pós-guerra, a primeira escola foi construída em condições econômicas e sociais incertas. Nascia ali um sonho de melhorar a vida das famílias e, sobretudo, das crianças. Construída com a força e a união da comunidade, não deixou de ser inovadora e, porque não dizer, inspiradora e que estimula e entusiasma projetos pelo mundo afora.
João Luiz Martins é Professor de Educação Física, Pedagogo, pós-graduado em Educação, Mestre em Educação, tem Cursos de especialização nas áreas de Educação Física infantil, Arte Educação, Recreação e Psicomotricidade, é autor de livros, palestrante, professor em pós-graduação e professor e coordenador do curso de Educação Física na FAETI
CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS
2021 - Panamby Educacional