Rosa Helena de Freitas Rogério Carvalho
Objetivos:
– Refletir sobre concepção de língua, linguagem e cultura escrita
– Entender os processos de aquisição da linguagem verbal e da linguagem escrita na primeira infância (0 a 6 anos)
– Identificar possibilidades de trabalho com a cultura escrita na Educação Infantil
– Refletir sobre critérios para selecionar literatura infantil de qualidade estética
Resumo
A Educação Infantil não tem a tarefa de alfabetizar as crianças, mas pode (e deve) trabalhar com a cultura escrita, a partir de experiências de construção de representação simbólica pela criança. O curso promoverá reflexão sobre “Como trabalhar a cultura escrita na Educação Infantil?”, a partir da perspectiva de estudos da pesquisadora Suely Amaral, da Psicogênese da Língua Escrita de Emília Ferreiro e das questões de linguagem a partir das pesquisas de Lev Vygostky e de João Wanderley Geraldi.
Referências Bibliográficas:
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
FARIA, A. L. G. (org.). Linguagens infantis: outras formas de leitura. Campinas: Autores Associados, 2009.
FARIA, A. L. G. (org.). O mundo da escrita no universo da pequena infância. Campinas: Autores Associados, 2012.
FERREIRO, E. ; TEBEROSKY, A. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Penso, 1999.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2011.
Rosa Helena de Freitas Rogério Carvalho é Coordenadora Pedagógica e Formadora de Professores da Rede Municipal de Educação de São Paulo. Tem Bacharelado e Licenciatura em Letras Português e Alemão (USP), Licenciatura em Pedagogia (CEUCLAR), com Especialização em Gestão Escolar (UNICID) e Especialização em Gestão da Educação Pública (UNIFESP).
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