Rosa Maria de Freitas Rogerio
O Diário de Bordo: quais registros o compõem? Como construir suas narrativas? Qual o papel do coordenador pedagógico como interlocutor do professor?
• Por que o Diário de Bordo pode ser entendido como uma estratégia para a formação continuada do professor e do coordenador pedagógico?
• Quais relações existem entre o Diário de Bordo e o relatório individual ou portfólio da criança?
EMENTA: Na educação infantil, no contexto das Pedagogias Participativas e da Pedagogia da Infância, há a necessidade de se compreender um instrumento de registro docente bem complexo conhecido como Diário de Bordo. Como se elabora uma Diário de Bordo? Quais registros o compõem? De que modo o coordenador pedagógico se torna um parceiro do professor na escrita do Diário de Bordo? Por que o Diário de Bordo pode ser compreendido como uma estratégia para a formação continuada do professor e do coordenador pedagógico? Quais relações existem entre o Diário de Bordo e o relatório individual ou portfólio da criança? Essas perguntas orientarão nosso estudo sobre o Diário de Bordo e contribuirão para o desenvolvimento profissional de professores e coordenadores pedagógicos.
Bibliografia de apoio:
FORTUNATI, Aldo. Por um currículo aberto ao possível: protagonismo das crianças e educação: o pensamento, a prática, as ferramentas. Porto Alegre: Editora Buqui, 2016.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko Morchida e PINAZZA, Mônica Appezzato (orgs.). Pedagogia(s) da infância: dialogando como passado: construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.
OSTETTO, Luciana Esmeralda (org.). Registros na educação infantil: pesquisa e prática pedagógica. São Paulo: Papirus, 2017.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida e OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia (orgs.). Em busca da Pedagogia da Infância: pertencer e participar. Porto Alegre: Penso, 2013.
RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. 4ª ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2017.
ZERO, Project & CHILDREN, Reggio. Tornando visível a aprendizagem: crianças que aprendem individualmente e em grupo. São Paulo: Phorte, 2014.
Rosa Maria de Freitas Rogerio é Doutora e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares, atuando na educação básica e no ensino superior com os seguintes temas: coordenação pedagógica, formação e desenvolvimento profissional de professores e de gestores educacionais, processos de ensino e de aprendizagem, currículo, avaliação da aprendizagem, práticas pedagógicas, entre outros.
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